comp coop 10

12/05/2009

Como compilar programa em C no Minix

Filed under: disciplina, tutorial — Tags:, — Yuri Duarte Corrêa @ 8:52 pm

Tutorial sobre Minix, feito por um aluno do COOP09. Autorizado.

Yuri

Galera, segue um micro tutorial de como compilar e ou editar um programa em C nesse troço… espero que seja útil

1) Antes de mais escolha um diretório que seja simpático para ti…

2) Utilizando o comando “elle” crie um arquivo para o seu programinha C…

# elle HellWorld.c  //Semelhante ao vi pra quem ja usou, pra quem nunca viu, ele vai abrir algo parecido com um editor de textos..

3) Agora entre com seu programinha em C…

#include <stdio.h>
int main(void) {
printf(“Hell World!”);
return 0;
}

4) Blz? Agora alguns comandos sapecas do elle…

CTRL+W -> ele escreve o arquivo salvando-o
CTRL+S -> volta para o shell, cuidado com teu arquivo!!!
ESC + X -> Quit? yes….

5) Os comandos de cima já dá pra brincar… Depois de salvo o arquivo, olhem dentro da pasta de voces, confirmem se o .C tá lá…

6) Agora o momento tao esperado:

# cc HellWorld.c -o HellWorld  // o CC é o compilador C do minix (Minix C) e faz parte do ACK (amsterdam compiler kit)
// O -o serve para determinar o nome do arquivo de saida, sem ele, vai sair um inutil “a.out” ….

7) Blz? Agora da uma olhada no diretorio com o ls e ve se o HellWorld foi criado, foi? Entao executa ele…

# ./HellWorld // Esse ./ é pra fazer a magica…

8) Simples né? Não… eu perdi algumas 2 horas pra descobrir essa merda.. Falow people, espero ter sido util….

Wilson Leão, COOP09.

Anúncios

3 Comentários »

  1. […] Salve, compile, execute e veja a mágica. Breackpoint em 0x14b4 mostrando sua mágica […]

    Pingback por Interrupção do x86, Minix e, de quebra, uma pitada de estouro de pilha « comp coop 10 — 24/09/2009 @ 6:42 am

  2. […] Salve, compile, execute e veja a mágica. Breackpoint em 0x14b4 mostrando sua mágica […]

    Pingback por Interrupção do x86, Minix e, de quebra, uma pitada de estouro de pilha | Bit a Bit — 11/11/2009 @ 7:01 am

  3. Muito interessante este post que fez, me ajudou muito na graduação e agora que sou professor de sistemas operacionais está me auxiliando muito no trabalho com meus alunos. Parabéns você é um ótimo profissional.

    Comentário por Fábio Torres — 01/11/2012 @ 5:45 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: