comp coop 10

26/08/2009

MegaMini tutorial para Mac newbies – acentuação

Filed under: mac, programas, tutorial — Tags:, , , , — Russo @ 8:28 pm

ZumbiIconpor Eduardo Russo

Mais um da nossa sala se juntou ao grupo dos que morderam a maçã. Está feliz, mas cheio de dúvidas, achando tudo estranho e fora do lugar. Resolvi fazer um MegaMini tutorial sobre tudo que você precisa saber, baixar e fazer na perda de sua MacVirgindade.

Nessa primeira parte, vou falar sobre acentuação no OS X.

Se você comprou um Mac com teclado com “ç”, parabéns, use o layout ABNT e seja feliz! Se seu Mac não tem “ç”, você provavelmente não tem ideia de como fazer uma!

1 – Se você está usando o Snow Leopard, você já tem o layout U.S. International instalado, basta selecioná-lo (passo 4). Senão, baixe o layout de teclado US International desenvolvido pelo brasileiro Rainer Brockerhoff. Você baixará um arquivo .dmg, que é uma especie de .iso do OS X. Acostume-se, pois a maioria dos aplicativos que você baixar para o OS X virão nesse formato.

2 – Duplo clique no arquivo abrirá o disco virtual. Basta arrastar o arquivo U.S. International.bundle para o diretório Biblioteca/Keyboard Layouts.

Arquivo no lugar certo

Layout de teclado no lugar certo

3 – Feche a sessão e entre novamente – clique na maçã, lá no alto à esquerda, em Finalizar sessão de SeuUsuário e confirme. Essa maçã se chama Apple Menu e a barra onde ela fica se chama barra de programas, ou applications bar e você deve ter notado que ela é fixa, independentemente do programa que você está usando. Entre novamente em seu usuário.

4 – Agora clique no Apple Menu e em Preferências do Sistema. Esse é, se você veio do Windows, a versão OS X do painel de controle. Clique em Internacional e vá para a aba Menu de Entrada. Cace o E.U.A. Internacional, que na versão em português do Leopard fica abaixo dos layouts Dvorak.

5 – Selecione-o e selecione também para Mostrar o menu de entrada na barra de menus. Isso porque alguns programas (raríssiomos, mas pode existir) tem problemas com acentuação e simplesmente não abrem se você estiver usando um layout que não seja o estadunidense padrão.

Layout selecionado nas preferências do sistema

Layout selecionado nas preferências do sistema

6 – Agora repare que na barra de programas, apareceu o símbolo do layout selecionado. Agora você pode acentuar usando as teclas de acento normalmente.

Mas, como um usuário da época em que isso não existia, acabei me acostumando mais a usar algumas combinações escrotas do OS X que a padrão “acento + letra”, então seguem as formas “originais” de se acentuar num Mac. Digita-se a combinação de teclas e depois a letra. Para a combinação “ç~”, por exemplo, acho mais rápido dessa forma.

OPTION + e = ´
OPTION + i = ^
OPTION + c = ç
OPTION + u = ¨
OPTION + n = ~
OPTION + ` = `

O option combinado com qualquer tecla coloca um caractere “alternativo” na tela, fuce e encontrará coisas interessantes.

Anúncios

1 Comentário »

  1. O mais novo a ter um Mac no COOP10 sou eu.

    Russo, valeu pela dica! Cara, tá difícil me adaptar ao mundo da maçã. hehehe Mas é porque não tem nem 1 dia que estou com o macbook.

    Valeu!

    Comentário por Rafael Barbolo Lopes — 26/08/2009 @ 9:08 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: